terça-feira, 26 de abril de 2016

Falando um pouco de Cantiga de Escarnio

Cantigas de Escarnio.

Aqui esta um exemplo delas:

Ai, dona fea, fostes-vos queixar
que vos nunca louv[o] em meu cantar;
mais ora quero fazer um cantar
em que vos loarei toda via;
e vedes como vos quero loar:
dona fea, velha e sandia!
Dona fea, se Deus mi pardom,
pois avedes [a]tam gram coraçom
que vos eu loe, em esta razom
vos quero ja loar toda via;
e vedes qual sera a loaçom:
dona fea, velha e sandia!
Dona fea, nunca vos eu loei
em meu trobar, pero muito trobei;
mais ora ja um bom cantrar farei,
em que vos loarei toda via;
e direi-vos como vos loarei:
dona fea, velha e sandia!

(Joan Garcia de Guilhade)

Tradução:
Ai, dona feia, foste-vos queixar
que nunca vos louvo em meu cantar;
mas agora quero fazer um cantar
em que vos louvares de qualquer modo;
e vede como quero vos louvar
dona feia, velha e maluca!
Dona feia, que Deus me perdoe,
pois tendes tão grande desejo
de que eu vos louve, por este motivo
quero vos louvar já de qualquer modo;
e vede qual será a louvação:
dona feia, velha e maluca!
Dona feia, eu nunca vos louvei
em meu trovar, embora tenha trovado muito;
mas agora já farei um bom cantar;
em que vos louvarei de qualquer modo;
e vos direi como vos louvarei:
dona feia, velha e maluca!

(Joan Garcia de Guilhade)


Essa é por muitas vezes uma cantiga divertida (engraçada) por conta das ambiguidades, jogos semânticos e trocadilhos, é sempre uma critica a alguém mas sempre indireta, a partir do momento que é citado um nome, vira uma cantiga de Maldizer.
Não deixe de escutar também:
https://www.youtube.com/watch?v=f3FNVOAzwKA

Até a próxima pessoal!

                                                               
Por Bruna Melo.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Legal =)
    Levando em consideração que o humor presente nestas cantigas era inserido durante a sua declamação pelos trovadores com o uso de recursos de oratória com vozes e expressões verbais que indicavam as críticas feitas em sua produção textual.

    ResponderExcluir