quarta-feira, 11 de maio de 2016

Pinturas Influenciadas pelo Movimento Trovadorismo

O Trovadorismo é um movimento que surgiu na Idade Média, entre os anos 1189/1198 e findou em 1418/1434, fortemente ligado à musicalidade.  Os poemas escritos vinham sempre acompanhados por instrumentos musicais, que davam ritmo e maior fluidez ao poema, que por tal fato, foram denominados Cantigas. Embora este seja um dos seus aspectos mais importantes, não se deve negar que as pinturas e outras formas de arte feitas pelos artistas da época, também foram influenciadas pelo movimento Trovadorismo.

A Idade Média, período que iniciou o Trovadorismo,  tinha como cenário o Feudalismo, um sistema social e econômico, altamente hierárquico, composta por senhores feudais, nobres, vassalos, fidalgos, clero, servos e escravos. Dentro dos feudos, a visão de mundo era teocêntrica, o que significa que, acreditavam que Deus era o centro do universo e que toda a jornada de vida dos seres humanos presentes na Terra, era pré-determinada por Ele.

Tais fatos e condições atuantes nesse periodo, influenciaram na hora dos artistas pintarem suas telas ou esculpirem estátuas, que vinham com uma carga religiosa evidente e que por vezes retratava os senhores feudais e seus vassalos.

Abaixo encontra-se algumas obras visivelmente influenciadas pelo Trovadorismo e a atmosfera social da época:








Por: Rafael Pereira

Um comentário:

  1. É bom relembrar que eles não tinham atenção aos detalhes HUMANOS, que a intenção era retratar a religiosidade e não as feições humanas.
    O "eu" passa a ser mais importante com o humanismo, na época medieval através do trovadorismo, basicamente a igreja católica que controlava tudo, eles eram os maiores senhores feudais.

    ResponderExcluir