O TEMA
Introdução ao Trovadorismo e seu contexto literário (cantigas)
OBJETIVOS
Ensinar como foi a época onde esse movimento literário importante foi
desenvolvido, e o por que de aprendermos isso nos dias de hoje.
Trazer o tema para o cotidiano, facilitando o aprendizado do estudante.
Ensinar os aspectos da literatura; seus autores, formatos das poesias, trovas, cantigas e contexto histórico.
Trazer o tema para o cotidiano, facilitando o aprendizado do estudante.
Ensinar os aspectos da literatura; seus autores, formatos das poesias, trovas, cantigas e contexto histórico.
CONTEÚDOS
Contexto histórico da época
Arte (pinturas, poemas, músicas etc.)
Arte (pinturas, poemas, músicas etc.)
Cantigas (amor, amigo, escarnio e maldizer)
Aula/DURAÇÃO
Para duas aulas:
Primeira aula: expositiva, tentando mostrar um pouco de cada tópico. Contexto sócio-histórico, surgimento do trovadorismo e iniciar a explicação a respeito das artes na época medieval.
Segunda aula: Iniciar explicação e exposição das cantigas e tentar trazer o tema para o cotidiano do aluno, para que ele absorva e entenda tema.
Primeira aula: expositiva, tentando mostrar um pouco de cada tópico. Contexto sócio-histórico, surgimento do trovadorismo e iniciar a explicação a respeito das artes na época medieval.
Segunda aula: Iniciar explicação e exposição das cantigas e tentar trazer o tema para o cotidiano do aluno, para que ele absorva e entenda tema.
OS RECURSOS
Data show, mostrando os tópicos abordados.
Imagens das pinturas,
Cantigas escritas e áudios.
Letras de músicas para comparação com as cantigas.
Imagens das pinturas,
Cantigas escritas e áudios.
Letras de músicas para comparação com as cantigas.
A METODOLOGIA
Apresentar o tema, com o datashow, explicitar os pontos (abordados em objetivos), e desenvolver uma explicação sobre eles.
Dar exemplos de cada ponto tratado.
Na aula seguinte, exibir as cantigas e tentar comparar as cantigas com músicas da atualidade, trabalhar com as cantigas em temas atuais e fazer com que a absorção do aluno sobre o tema seja maior.
AVALIAÇÃO
Primeiramente, um resumo do conteúdo, e após para avaliação da aula, planejo que os alunos preparem pra entregar ainda que na mesma aula, uma cantiga feita por eles de amor, amigo, escarnio ou maldizer.
Junto deles, ajudaríamos na construção das mesmas e visualizaremos a eficiência do método.
Por: Bruna Melo e, Elisa Ellen
Nenhum comentário:
Postar um comentário