quinta-feira, 12 de maio de 2016

Poesias na era digital

Hoje em dia, muitas pessoas passam muito tempo em suas redes sociais (e há uma vasta lista que podemos encontrar instalados no celular do usuário e que são utilizados no dia-a-dia: Facebook, Twitter, Tumblr, Instagram, Snapchat). Então, pensando nisso, vários escritores começaram a utilizar suas próprias redes sociais para divulgar suas poesias, suas crônicas e seus textos para alcançar um maior número de leitores.

E, com essas "novas" ferramentas para expor seu trabalho, novos autores foram surgindo e foram construindo um novo espaço de "liberdade de expressão".
Neste post, irei citar alguns destes autores.

Como primeiro exemplo, podemos citar Frederico Elboni, do site EOH (Entenda Os Homens). Ele é publicitário, paulistano, autor roteirista do programa Amor & Sexo, da Rede Globo, e tem uma grande paixão pela escrita, que já lhe rendeu os livros Um Sorriso ou Dois, Meu Universo Particular e, recentemente, o lançamento de seu terceiro livro, chamado Só A Gente Sabe o Que Sente.

© Instagram. /fredelboni


O segundo exemplo é o trabalho do Zack Magiezi. Recentemente lançou seu primeiro livro, chamado Estranherismo, mas seu trabalho está voltado para seu Facebook e em seu Instagram.

© Instagram. /zackmagiezi

O terceiro exemplo é o trabalho da Ryane Leão. Focada em espalhar seus poemas na rua, posta fotos dos chamados "lambe-lambe" colados em paredes, muros e postes em várias partes do Brasil em seu Facebook e em seu Instagram.

© Instagram. /ondejazzmeucoracao

O quarto exemplo é o trabalho do Jey Leonardo. Muitos conhecem seu trabalho pela conta no Twitter, mas ele também tem sua página no Facebook, no Instagram e, recentemente, deu inicio ao seu blog, para postar suas crônicas. Paralelo as suas plataformas digitais, lançou um livro de Romance, chamado Talvez Não Seja Tarde em Abril deste ano.


© Instagram. /escritosmeus

Bom, são tantos poetas e escritores por ai que não dá para citar todos em um único post. Então, se você se interessou ou conhece algum poeta ou escritor, deixe nos comentários para que possamos compartilhar o trabalho dessas pessoas que, de uma forma indireta, conseguem expressar aquilo que estamos sentindo e que, as vezes, não conseguimos explicar com nossas palavras,

Por: Bruna Gonçalves

3 comentários:

  1. A poesia moderna, apesar de pouco que percebemos, ainda se assemelha as cantigas trovadorescas; Claro, que mais moderno e com temas mais abertos, ainda há semelhanças. Principalmente os conteúdos sobre amor, amor ao próximo, idealização da parceira e etc...
    É muito interessante conseguir notar essas características em conteúdos atuais.

    ResponderExcluir
  2. Se houver um minuto para parar e refletir sobre as poesias, textos e movimentos literários de hoje em dia, as pessoas entenderiam que há vários traços e semelhanças não só com o Trovadorismo (que é o tema deste blog), mas com todos os outros movimentos que o seguiram. E é essa "mistura" que deixa a literatura mais interessante de se estudar.

    ResponderExcluir